O que é Telemedicina?
A telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza serviços à distância para o cuidado com a saúde. Essa prática conta com apoio de tecnologias digitais modernas que promovem a assistência médica online para pacientes, clínicas, empresas, hospitais e outros.
As teleconsultas, os teleatendimentos e as teleorientações são um intercâmbio de informações que acontecem através da internet, em plataformas online para acesso pelo computador, celular ou tablet. Essas ferramentas garantem alta velocidade e resolutividade no acolhimento, quando bem utilizada.
Para saber qual a melhor empresa de telemedicina para você, veja algumas dicas que preparamos nesse texto.
A prática da telemedicina
A prática da telemedicina é regulamentada pela resolução n° 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM). O documento define essa prática como:
“O exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.”
Como funciona a telemedicina?
As empresas de telemedicina estão cada vez mais presentes na rotina das instituições de saúde. A telemedicina contribui de diversas formas para otimizar a gestão médica, como por exemplo:
- ⬆️ Acessibilidade
- ⬇️ Redução de custos
- ⬆️ Agilidade no atendimento
- ⬇️ Diminuição de idas desnecessárias aos hospitais
As empresas de telemedicina realizam o atendimento de forma distintas, conheça como funciona no EuSaúde:
6 Fatores de qualidade para escolher a
melhor empresa de telemedicina
1- Número de especialidades médicas
A versatilidade de uma empresa de telemedicina que oferece várias modalidades médicas te proporciona um acompanhamento mais assertivo.
Existem muitas empresas de telemedicina que fazem o atendimento específico de apenas uma modalidade médica. Entretanto, a demanda de pacientes que necessitam que os especialistas avaliem as várias áreas e realizem exames distintos é maior. Logo, é importante investir em uma empresa que atue com diversas especialidades, procurando a que se adapta melhor as suas demandas.
O EuSaúde oferece mais de 15 especialidades médicas
Médico de Família e Comunidade
Psiquiatra
Cirurgião Oncológico
Neurologista
Ginecologista obstetrícia
Psicólogo
Fisioterapeuta
Clínica Médica e Nefrologia
Pediatra
Oftalmologista
Farmacêutico
Anestesiologista
Infectologista
Cirurgião Cardiovascular
Dermatologista
Nutricionista
2- Tecnologia e segurança
Além de cumprir a legislação, é importante que a empresa se certifique que somente indivíduos autorizados tenham acesso às informações dos pacientes.
O uso de uma ferramenta digital pode permitir a correta execução dos procedimentos médicos, além de proteger os documentos dos pacientes. Logo, escolha uma empresa que auxilia pacientes e médicos a adquirem laudos com uma agilidade maior.
A produtividade do especialista é impactada de modo positivo, o que permite que ele faça laudos de mais exames e com uma precisão maior.
Outro fator importante é a assinatura digital do médico e a prescrição médica poder ser feita de forma virtual, essa tecnologia agiliza muito o atendimento/tratamento do paciente.
3- Especialistas com qualificação
O alto custo para contratar médicos com várias áreas de formação nas clínicas é uma das razões que fazem com que os serviços à distância se tornem cada vez mais comuns e acessíveis no Brasil. A companhia contratada precisa proporcionar médicos qualificados, que tenham CRM e que dominem as ferramentas digitais, como é o caso dos profissionais do EuSaúde.
4- Reconhecimento do mercado
É importante que você faça uma pesquisa prévia sobre a empresa, como:
- Observar a qualidade dos serviços de telemedicina prestados;
- Analisar as redes sociais (ferramentas importantes para comunicação com o paciente/cliente) da empresa;
- Pesquisar sobre depoimentos de quem já utiliza a empresa de telemedicina;
- Analisar os profissionais da empresa também ajudam na credibilidade.
5- Participação social da empresa de telemedicina
Um fator extra, é analisar como é a participação da empresa para sociedade no geral. Isso faz com que, além de usufruir do serviço de telemedicina, você, de alguma forma, ajude o próximo.
O EuSaúde, por exemplo, está sempre engajado em causas sociais.
Seja realizando lives para educação em saúde, oferecendo atendimento em libras, compartilhando conteúdos educativos, entre outros.
Nosso setor de diversidade e inclusão promoveu um Workshop de Comunicação Inclusiva, participamos também, do Rally dos Sertões (2021) como competidores solidários em apoio a SaS Brasil, veja os resultados.
6- Atenção Primária à Saúde e Médico de Família e Comunidade
“A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.”
Ministério da Saúde
No EuSaúde, além de sermos fundamentados na Atenção Primária à Saúde, contamos com Médicos de Família e Comunidade. A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que atende as pessoas ao longo de suas vidas, independentemente de gênero, idade ou possível doença. A vantagem desse acompanhamento é a relação de proximidade entre médico e paciente e o foco na saúde, ao invés da enfermidade.