A partir da inclusão, planos serão obrigados a fornecer exame sem ônus.
No último dia 29/06 o teste sorológico do novo Coronavírus foi incluído no rol de procedimentos obrigatórios da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), isso significa que os planos de saúde das categorias Ambulatorial, Hospitalar (com ou sem obstetrícia) e de Referência passam a ser obrigados a realizar o exame sem ônus para o usuário.
Até então o exame que era coberto pelos planos era a pesquisa RT-PCR em tempo real para COVID-19, que foi incluído pela Resolução Normativa da ANS n 453, atualizada em 12 de março de 2020, exame este considerado o padrão ouro para o diagnóstico da doença. Outros seis exames foram acrescentados no rol de procedimentos obrigatórios da ANS, para auxiliar no diagnóstico e tratamento da doença. No entanto até então era prerrogativa dos Planos de Saúde cobrar pela realização da sorologia, uma vez que a mesma não contemplava o Rol obrigatório.
O teste sorológico é realizado a partir de amostra de sangue (ou seus componentes- soro ou plasma) no qual é realizada a pesquisa pela presença de anticorpos IgM, IgG e IgA.
Anticorpos são substâncias produzidas pelo nosso organismo após um contato com uma substância alérgenas, e protegem o corpo contra infecções futuras pelo patógeno.
IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade de o Microrganismo estar circulando no paciente naquele momento, podendo ser transmitido para outras pessoas.
IgA positivo é um marcador sorológico que indica que determinada doença infecciosa é recente. Por ser produzido por mucosas, e pelo fato de a COVID-19 atacar as mucosas do organismo, o IgA se eleva logo nos primeiros dias de infecção, antes mesmo da produção do IgM. A realização deste exame nem sempre é frequente, uma vez que é alta a probabilidade de falso positivo, ou seja, identificar como positivos pacientes que nunca tiveram contato com o vírus.
Já o IgG positivo pode indicar que o paciente está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, esses anticorpos funcionam como uma espécie de proteção contra novas infecções pelo vírus.
Como a produção dos anticorpos só acontece após um período de tempo, a realização da sorologia só está indicada a partir do oitavo dia do aparecimento dos sintomas gripais descritos pela ANS, sendo estes:
– Síndrome gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Síndrome respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/ dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
Vale lembrar que a solicitação do teste é de uso profissional e deverá seguir os protocolos e diretrizes clínicas de utilização, ou seja, não basta que o usuário queira realizar o exame, o mesmo deverá ser solicitado por um médico.
Fonte:
-FIOCRUZ: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1739-o-que-e-igg-e-igm