Qual é o melhor tipo de parto?
Após tanta expectativa e preparo, chega a hora H, a hora do nascimento do bebê! E agora?! Parto normal ou cesariana? Na maioria dos casos, o parto vaginal é a melhor maneira de dar à luz, por isso mesmo que esse tipo de parto é chamado de parto normal. É a via de nascimento natural e fisiológica. O corpo da mulher se prepara durante 40 semanas para esse momento: o parto. Além disso, as complicações para a mãe e o bebê são comprovadamente menores em um parto normal do que em uma cesariana, a não ser que haja indicação para a realização deste procedimento.
Vantagens do parto normal
- As vantagens do parto normal incluem:
- Melhor recuperação da mulher após o procedimento
- Melhor contato da mãe com o bebê logo após o nascimento
- Menor incidência de infecções e hemorragias para a mãe
- Menor incidência de problemas respiratórios para o recém-nascido
- Quando é recomendado o parto cesário ou cesariana?
Existem indicações médicas absolutas para realização da cesariana, nos casos em que os benefícios para a mãe ou o feto são maiores com esta via de parto. Outras indicações são relativas, ou seja, variam a cada caso e dependem da avaliação do médico.
Afinal, qual é melhor tipo de parto?
O melhor tipo de parto é o parto seguro. Somente o profissional de saúde poderá avaliar caso a caso e decidir, juntamente com a família, qual tipo de parto oferecerá menos riscos para a saúde da mãe e do bebê.
Assista ao vídeo sobre esse assunto e visite o canal do EuSaúde no Youtube para mais conteúdos sobre gestação, maternidade e dicas de saúde.
É sempre importante lembrar que desde a descoberta da gestação a futura mãe precisa fazer o acompanhamento pré-natal para acompanhar a evolução da gravidez e se está tudo bem com ela e com a criança.