Qual é o melhor tipo de parto?

Após tanta expectativa e preparo, chega a hora H, a hora do nascimento do bebê! E agora?! Parto normal ou cesariana? Na maioria dos casos, o parto vaginal é a melhor maneira de dar à luz, por isso mesmo que esse tipo de parto é chamado de parto normal. É a via de nascimento natural e fisiológica. O corpo da mulher se prepara durante 40 semanas para esse momento: o parto. Além disso, as complicações para a mãe e o bebê são comprovadamente menores em um parto normal do que em uma cesariana, a não ser que haja indicação para a realização deste procedimento.

Precisa falar com um médico sobre esse ou outros assuntos relacionados à sua saúde? Clique aqui e veja todas as especialidades que oferecemos. 

Vantagens do parto normal

  • As vantagens do parto normal incluem:
  • Melhor recuperação da mulher após o procedimento
  • Melhor contato da mãe com o bebê logo após o nascimento
  • Menor incidência de infecções e hemorragias para a mãe 
  • Menor incidência de problemas respiratórios para o recém-nascido
  • Quando é recomendado o parto cesário ou cesariana?

Existem indicações médicas absolutas para realização da cesariana, nos casos em que os benefícios para a mãe ou o feto são maiores com esta via de parto. Outras indicações são relativas, ou seja, variam a cada caso e dependem da avaliação do médico. 

Afinal, qual é melhor tipo de parto?

O melhor tipo de parto é o parto seguro. Somente o profissional de saúde poderá avaliar caso a caso e decidir, juntamente com a família, qual tipo de parto oferecerá menos riscos para a saúde da mãe e do bebê.   

Assista ao vídeo sobre esse assunto e visite o canal do EuSaúde no Youtube para mais conteúdos sobre gestação, maternidade e dicas de saúde. 

É sempre importante lembrar que desde a descoberta da gestação a futura mãe precisa fazer o acompanhamento pré-natal para acompanhar a evolução da gravidez e se está tudo bem com ela e com a criança. 

Se você quer ser assistida durante e depois da sua gestação, conheça os serviços do EuSaúde. Acompanhamento médico de diversas especialidades, incluindo pediatria. Clique aqui e saiba mais!