O mês de Outubro já é lembrado mundialmente como o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. Nos últimos anos também foi agregado à campanha a conscientização sobre o Câncer do colo de útero, outro tipo de câncer que também está no topo dos tipos que mais acometem mulheres.

imagem sobre a campanha Outubro Rosa | Eusaúde

Todos os anos as ações da campanha são realizadas com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero da adoção de hábitos saudáveis. Neste ano, no entanto, o foco da campanha será lembrar a importância do diagnóstico precoce. Trazer à luz esse debate sobre o diagnóstico precoce é muito importante e pode salvar vidas, uma vez que tanto o câncer de mama quanto o câncer de colo de útero possuem maior chances de sucesso no tratamento quando diagnosticados no início.

Em muitos casos, a descoberta do câncer de mama na fase inicial, pode reduzir significativamente a necessidade da retirada dos seios (mastectomia). No caso do colo de útero, o tratamento na fase inicial da doença é pouco invasivo e pode ser realizado no ambulatório. Já nos estágios avançados da doença, o tratamento pode ser bastante agressivo e ter uma série de implicações para a saúde da paciente.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, podem ser diagnosticados no Brasil, mais 66.280 novos casos de câncer de mama por ano. O número de mulheres com a doença é de 60 a cada 100 mil. Apesar de maior incidência na população feminina, o câncer de mama também pode acometer homens.

Lives: Durante todo o mês o EuSaúde realizará lives sobre o tema no Youtube. Siga o canal do EuSaúde para acompanhar as transmissões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *