A fisioterapia possui um papel importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio da prevenção e da reabilitação física. Ele atua na promoção da saúde, ajuda a diminuir as dores crônicas e agudas em todo o corpo, além de restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções.
No passado, a Fisioterapia era popularmente associada a problemas ortopédicos, mas na verdade ela é muito mais ampla. As sessões de Fisioterapia são indicadas em pré e pós-operatórios ou para pessoas com movimentos comprometidos por acidente vascular cerebral, com distúrbios respiratórios crônicos, para o bem-estar de idosos, entre outras situações.
Telemedicina em apoio ao
tratamento fisioterapêutico
As clínicas de fisioterapia têm na telemedicina uma forte parceria para expandir seu ramo de atuação em exames diagnósticos e acompanhamento. Aumentando significantemente os resultados satisfatórios e colaborando para que os pacientes não abandonem o tratamento.
Algumas causas comuns de desistência nas sessões de fisioterapia
- Falta de incentivo;
- Tratamento muito longo;
- O paciente não percebe os resultados;
- Falta de tempo para seguir com as agendas;
- Sensação de que a dor já melhorou e o problema já foi resolvido…
Tipos de fisioterapia
O fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas que compreendem o atendimento, assistência, prevenção e reabilitação de pessoas.
Cardiovascular
Além do Cardiologista, o fisioterapeuta se especializa em recuperação de pacientes com insuficiência cardíaca voltado a melhora do condicionamento físico.
Na insuficiência cardíaca, também chamada de falência cardíaca, o coração perde a força de bombear o sangue e o paciente sente-se cansado para atividades cotidianas como vestir-se, tomar banho, se alimentar.
O Fisiatra entra na recuperação física para retomada dessas atividades que só valorizamos quando a perdemos.
Cardiorrespiratória
O foco está na recuperação de patologias cardíacas e pulmonares associadas. Um exemplo seria um paciente com insuficiência cardíaca e asma.
Ortopédica
Atua em disfunções dos músculos e do esqueleto como um todo de origem traumática ou reumatológica.
Reeducação Postural
Utiliza técnicas para melhorar a postura, chamada de Rpg
Fisioterapia respiratória é a mais comum
Utilizada nos casos de recuperação de pneumonias e asma em pacientes geriátricos ou crônicos.
Pediátrica
Indicada para recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Geriátrica
Uma área específica para a terceira idade que mais é acometida por osteoporose e perda de funções no sistema músculo-esquelético.
Fisioterapia do Trabalho
O enfoque está na recuperação de trabalhadores acometidos por doenças ocupacionais.
Neurológica
As clínicas de fisioterapia disponibilizam tratamento fisioterápico e recuperação para pacientes que sofreram de AVC – Acidente Vascular Cerebral.
Odontológica
Voltado para distúrbios da mandíbula, deglutição, sucção, e pós-operatórios de várias especialidades.
Fisioterapia em UTI
A atuação é exclusiva para um hospital, o fisioterapeuta contratado segue uma rotina de passar nos leitos e trabalhar com a recuperação neurológica, respiratória, funcional de acordo com o pedido do médico.
Fisioterapia em Home Care
O atendimento é estendido para os lares dos pacientes que sofrem de limitações que impedem frequentar clínicas de fisioterapia.
Fisioterapia no distúrbio vestibular
Trabalha com problemas de equilíbrio, chamados de labirintites.
Entre outras.
Importância da Atenção Primária à Saúde
na fisioterapia
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente. Aqui no EuSaúde somos fundamentados na Atenção Primária à Saúde (APS), e você conta com o seu Médico de Família. O acompanhamento contínuo que essa especialidade proporciona ao paciente, faz com que a relação passe de “médico e paciente” para uma relação “familiar“.
Conheça e entenda mais sobre essa especialidade:
Mas como isso ajuda no meu tratamento terapêutico?
Se você quer contar com um especialista de confiança que encaminhará para outras especialidades se necessário, incluindo a fisioterapia. Conte com o apoio e o acompanhamento de um médico da família e comunidade.
Ele pode influenciar e auxiliar no tratamento e nas mudanças de hábitos para que muitos problemas e consequências graves que venham a aparecer com o passar dos anos, possam ser evitados.
Outro fator de estrema importância é o incentivo persistente que seu médico de família realiza para a conclusão do tratamento, evitando o abandono e o risco de novos problemas e lesões.
Dicas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Conheça o EuSaúde Ideal, conte com mais de 15 especialidades e atendimento online 24 horas por dia.