Dia do professor: Educação e telemedicina - EuSaúde
Dia do professor: Educação e ensino online - Foto de profesorra em uma sala de aula, ela tem cabelo ondulados castanhos, usa máscara azul, blusa branca e calça preta. Na mão direita uma pasta amarela e na esquerda um medidor de temperatura. Ao fundo da imagem 3 crianças sentadas estudando de máscara.

Dia do professor: Educação e telemedicina

Por: Stephania Reis
Data: 05/10/2021

Todo profissional competente em alguma área passou por salas de aulas comandadas por um bom professor. 

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, isso proporciona para todos, experiências que vão além do âmbito intelectual.  

As adversidades sanitárias nesse período pandêmico, reforçaram a importância da educação e, sobretudo, a insubstituível presença dos professores na vida de seus alunos. 

EuSaúde Educação

O EuSaúde em conjunto com o serviço de telemedicina e teleconsulta, oferece para as escolas, educadores e para as famílias um novo modelo de cuidado com a saúde.

Utilizando condutas completas, o Programa EuSaúde Educação é uma excelente ferramenta para que as instituições de ensino voltem a operar com segurança.

Com o objetivo de auxiliar a comunidade escolar no processo de volta às aulas, o EuSaúde Educação surge como uma alternativa para que as instituições de ensino possam reabrir as portas mesmo durante a pandemia.

Trata-se de um programa voltado para auxiliar pais, alunos, professores e funcionários na retomada das aulas presenciais de forma segura, além de disponibilizar a telemedicina 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Dia Mundial do Professor

Em outubro, o dia 15 é marcado como o Dia do Professor, criado com o intuito de homenagear esse profissional de grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele que alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação escolar.

O professor da Pandemia 

É da natureza do brasileiro se adaptar e aprender lições importantes, mesmo nas situações mais adversas. Nossa extensa geografia, criatividade natural e positividade nos permitem mesmo em momentos como este transformar um cenário caótico em uma lição promissora. 

A necessidade de ofertar novas abordagens diante desse panorama, como o ensino à distância, fez com que muitos professores tivessem de se reinventar, elaborar novos planejamentos de aula e rever antigos conceitos.

A pandemia foi mais um exemplo da força de vontade dos profissionais da educação para levar conhecimento sem medir esforços. Os profissionais da área “mergulharam” no universo das ferramentas digitais para exercerem o ofício.

Relação da telemedicina com a educação online 

A realidade é que a telemedicina nunca foi tão popular como agora. Diversos fatores permitem que agora pacientes e médicos se reúnam em consultas virtuais com a mesma eficiência das “antigas” consultas, garantindo segurança, resolutividade e eficiência.

No Brasil, as consultas online ganham espaço a cada dia. Como consequência, estamos formando profissionais de saúde que já entram no mercado com um perfil de trabalho absolutamente híbrido. Várias instituições de ensino já traduzem essa nova realidade por meio de aulas EAD (Ensino à Distância), muito eficazes em seus cursos de graduação. 

Dos estudos técnicos aos diplomas de pós-graduação, todo o conteúdo didático já chega aos estudantes por meio do aprendizado virtual com as mesmas práticas de laboratório, diagnóstico ou simulação de rotinas de equipamentos cirúrgicos. Essa realidade de adaptação no ensino cria um profissional cada vez mais versátil e habituado às práticas à distância, permitindo que as consultas virtuais sejam cada vez mais comuns e precisas. 

Valorização da escola e do professor

O afastamento obrigatório entre alunos e professores ocasionou até mesmo a valorização do educador e da escola como um todo. A impossibilidade de contar com a presença do docente evidenciou para os estudantes a relevância do papel desempenhado por ele. 

Os professores sentiram a necessidade de se reinventar, para continuar cumprindo seu papel mesmo a distância, e repensar o plano de aula, a maneira de dar aulas e apresentar os conteúdos curriculares, as formas de avaliação e as estratégias para motivar os alunos a darem continuidade à aprendizagem.

Os estudantes se viram, de uma hora para a outra, desafiados a aprender de uma forma diferente: pela tela do computador ou do celular. E o reconhecimento também fez parte do processo.

Retorno às aulas presenciais

Hoje, quase 70% da população brasileira já tomou a primeira dose imunizante contra a covid-19. Isso nos deixa cada dia mais próximos da retoma ao ensino presencial.

O ministro da educação, Milton Ribeiro, destacou a importância das aulas presenciais para o processo de aprendizado. “A presença do professor é insubstituível. Embora a internet e todas essas ferramentas sejam importantes, eu creio que o contato pessoal, a presença do professor, sobretudo na vida das crianças mais novas, é uma coisa marcante”, afirmou.

A questão é, ter a liberdade e opções entre ensino à distância, híbrido ou presencial vai realmente ser mais um caminho para uma educação que tenha a capacidade de chegar a todos e atender a demanda populacional brasileira.

EuSaúde contribuindo com a saúde nas escolas

São inúmeras as responsabilidade das instituições de ensino para o desenvolvimento dos alunos em conjunto com a sociedade. O EuSaúde Educação é uma das ferramentas que auxiliam de forma positiva uma entrega de qualidade nesses serviços, com profissionais altamente qualificados para atender de forma resolutiva e personalizada a necessidade de cada um.

https://youtu.be/idL2V1WkVno
Ricardo Cabral fala sobre o projeto EuSaúde Educação

Como o EuSaúde Educação colabora para o retorno das aulas presenciais

Confira

Post Relacionados

Telemedicina na prevenção da doença renal

Telemedicina da prevenção da doença renal O Dia Mundial do Rim (DMR) em 2022 será comemorado no…

Câncer: suporte social, espiritualidade e equipe médica

Tenho câncer, e agora? Receber a notícia de que tem câncer não é fácil. É…

Alzheimer: sinais de alerta x normalidade do envelhecimento

O Alzheimer é um distúrbio progressivo que faz com que as células do cérebro se…

AVC em mulheres: fatores de risco e sintomas

AVC De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cerebrovasculares estão no segundo lugar…

Diabetes: cuidados que devo ter no verão

Durante o verão, muitas pessoas vão à praia, mudam suas rotinas alimentares e de exercício.…

EuSaúde e seus diferencias na prática da telemedicina

EuSaúde Hoje em dia o mercado conta com um grande leque de opções de empresas…

Médico de Família e Comunidade: conheça essa especialidade

Médico de Família e Comunidade Contar com atendimento médico personalizado, que te acompanha em todas as…

Prematuridade: A importância do pré-natal para preveni-la

Muitos partos prematuros podem ser evitados com cuidados preventivos, nesse texto o EuSaúde vai te mostrar alguns deles. De…

Telemedicina: 6 fatores de qualidade para escolher a melhor

O que é Telemedicina?  A telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza serviços à distância…

Fisioterapia, atenção primária à saúde e médico de família

A fisioterapia possui um papel importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes,…

Outubro Rosa e telemedicina no rastreamento do Câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa é destinada a relembrar a importância da prevenção, detecção e…

Dia do professor: Educação e telemedicina

Todo profissional competente em alguma área passou por salas de aulas comandadas por um bom…

Conheça a história de David, que dará exemplo de inclusão no Rally dos Sertões

David César é um dos integrantes da equipe Pocorrê. Sua presença na prova será um…

Tocofobia: entenda mais sobre o medo exagerado de engravidar

Quando exagerado, receio em virar mãe pode levar a um quadro de fobia Pexels Muitas…

Sem protocolo, governo federal força retorno das aulas presenciais

Ministros da Educação e da Saúde querem a retomada do ensino nas escolas, mas não…