Verão chegando… Estação linda, quente, boa, uma vibe positiva no ar, mas a gestante também sofre muito nesta fase com alguns sintomas importantes, como inchaço nas pernas, cansaço, dores de cabeça e quedas de pressão. Isso acontece porque o calor aumenta a necessidade de o organismo “perder” calor. Para isso, o corpo tem duas formas; uma delas é suar e aumentar a circulação de sangue nos vasos perto da pele, dilatando-os e provendo perda de calor para o ambiente.
Isso tudo funciona muito bem, mas a futura mãe sente que esses vasos, mais inchados, ficam mais pesados, dando sensação de aumento de peso nos membros inferiores e pés. Ao mesmo tempo, esse aumento no volume dos vasos leva a mais retenção de líquidos nos membros inferiores, por isso o inchaço nas pernas.
Está grávida e deseja ser acompanhada por profissionais de saúde? Clique aqui e conheça o EuSaúde!
De outro lado, com os vasos dilatados, a mãe tende a sentir que a pressão cai. Na verdade, um calor leve ocasiona queda de pressão em todas as pessoas, mas nas mães é mais percebido.
Como resolver?
- Use meias elásticas, que ajudam a segurar os vasos comprimidos e diminuir uma série de sintomas.
- Descanse mais.
- Coloque as pernas para cima, pelo menos duas ou três vezes ao dia, por 15 minutos, para o sangue poder “voltar” e deixar as pernas mais leves.
- Beba bastante água; mesmo retendo líquido, a água ajuda a hidratar e manter os fluidos do corpo no lugar certo
Quer saber como ter uma gravidez saudável e tranquila? Assista ao vídeo do médico do EuSaúde, Dr. Ricardo Cabral.
Outro problema importante no verão: o SOL
Independentemente da estação do ano, o sol sempre é um assunto importante, maltratando a pele de todos, com seus raios ultravioletas. Assim sendo, especialmente no verão, tome bastante cuidado, use sempre protetor e renove-o conforme indicado pelo fabricante. Não deixe de usar um chapéu ou uma outra forma mecânica de proteção adicional.