Verão chegando… Estação linda, quente, boa, uma vibe positiva no ar, mas a gestante também sofre muito nesta fase com alguns sintomas importantes, como inchaço nas pernas, cansaço, dores de cabeça e quedas de pressão. Isso acontece porque o calor aumenta a necessidade de o organismo “perder” calor. Para isso, o corpo tem duas formas; uma delas é suar e aumentar a circulação de sangue nos vasos perto da pele, dilatando-os e provendo perda de calor para o ambiente. 

Isso tudo funciona muito bem, mas a futura mãe sente que esses vasos, mais inchados, ficam mais pesados, dando sensação de aumento de peso nos membros inferiores e pés. Ao mesmo tempo, esse aumento no volume dos vasos leva a mais retenção de líquidos nos membros inferiores, por isso o inchaço nas pernas.

Está grávida e deseja ser acompanhada por profissionais de saúde? Clique aqui e conheça o EuSaúde!

De outro lado, com os vasos dilatados, a mãe tende a sentir que a pressão cai. Na verdade, um calor leve ocasiona queda de pressão em todas as pessoas, mas nas mães é mais percebido.

 Como resolver?

  1. Use meias elásticas, que ajudam a segurar os vasos comprimidos e diminuir uma série de sintomas.
  2. Descanse mais.
  3. Coloque as pernas para cima, pelo menos duas ou três vezes ao dia, por 15 minutos, para o sangue poder “voltar” e deixar as pernas mais leves.
  4. Beba bastante água; mesmo retendo líquido, a água ajuda a hidratar e manter os fluidos do corpo no lugar certo

Quer saber como ter uma gravidez saudável e tranquila? Assista ao vídeo do médico do EuSaúde, Dr. Ricardo Cabral.

Outro problema importante no verão: o SOL

Independentemente da estação do ano, o sol sempre é um assunto importante, maltratando a pele de todos, com seus raios ultravioletas. Assim sendo, especialmente no verão, tome bastante cuidado, use sempre protetor e renove-o conforme indicado pelo fabricante. Não deixe de usar um chapéu ou uma outra forma mecânica de proteção adicional.

Ainda tem dúvidas sobre este assunto? Acesse nossas redes sociais, compartilhe suas experiências e faça perguntas aos nossos profissionais da saúde.