Hoje em dia, é normal que uma pessoa com dor de cabeça, procure um neurologista. Caso sinta dor no estômago, ela vai em busca de um gastroenterologista. Em caso de incômodo na garganta, ela já marca um horário com o otorrinolaringologista.

Há formas mais eficientes de resolver questões relacionadas à saúde, otimizando o tempo e proporcionando assertividade no tratamento. A atenção primária à saúde (APS), por exemplo, se refere a um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que envolve o amplo cuidado à saúde das pessoas.

Trata-se de uma iniciativa essencial para o acolhimento e a humanização da saúde no Brasil. A partir da APS, o médico pode manter o vínculo com os pacientes ao longo de toda a vida, atuando de forma próxima e humanizada.

Como funciona a atenção primária?

A atenção primária funciona, principalmente, através da atuação do médico de família e comunidade. O papel desse profissional inclui a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Esse nível de atenção também coordena o encaminhamento dos pacientes para a atenção secundária e terciária sempre que é necessário um atendimento especializado.

O Dr. Fillipe Loures (CRM: 55908), médico de família e comunidade do EuSaúde, explica que, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a atenção primária à saúde cuida das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas.

“Esse setor, que oferta atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo de sua vida. Isso inclui um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde e prevenção até o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos”, afirma o médico.

Por que a atenção primária é importante?

A atenção primária realizada da maneira correta, ou seja, seguindo protocolos e cuidados recomendados pela OMS, diminui as chances de a população precisar passar por exames ou internações desnecessárias e, até mesmo, de receber diagnósticos incorretos.

Segundo o Dr. Fillipe, “uma APS de qualidade possui alta resolutividade, encaminhando para os níveis secundário e terciário apenas aqueles casos com real indicação. Isso contribui bastante para descongestionar o sistema de saúde sem perder a qualidade assistencial”.

Na atenção primária, o atendimento recebido pelo paciente será feito por seu médico de família, um profissional que já conhece todo o histórico de saúde e que está capacitado a fazer uma primeira avaliação do estado em que ele se encontra.

Cabe ressaltar também que, sempre que necessário, esse médico estará preparado para encaminhar o atendimento a um especialista, para uma avaliação complementar, devendo o paciente retornar posteriormente para seguir seu acompanhamento junto à equipe de APS.

Como a premissa da atenção primária à saúde é de que a assistência médica seja feita de forma completa e integrada possível, todos os encaminhamentos e resultados ficam registrados no histórico do paciente. Assim, nenhum detalhe importante é perdido e, em uma próxima consulta, o médico de referência conseguirá saber por tudo o que o indivíduo passou de forma mais precisa.

Atenção primária no EuSaúde

O EuSaúde é uma clínica de telemedicina que atende milhares de pessoas todos os dias, no país inteiro. Para ser atendido, o paciente entra em contato de forma virtual com a equipe de saúde e o médico de família e comunidade será o responsável por conduzir o processo.

Saiba tudo sobre a telemedicina!

A partir do primeiro contato, o paciente é acompanhado e cuidado por um equipe de APS. Isso significa que esse time será responsável por orientar o paciente em toda sua trajetória – desde o primeiro momento, até a solicitação dos exames, passando também pelo diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença.

“A popularização da APS, além do fortalecimento do modelo no SUS (Sistema Único de Saúde), passa pela sua adoção cada vez mais ampla por parte das operadoras de saúde. Dessa forma, as pessoas têm a oportunidade de experimentarem o modelo e perceberem o seu grande valor no cuidado à saúde”, conclui o Dr. Fillipe.

Assim como prega a atenção primária à saúde, no EuSaúde, o cuidado vai além da abordagem de doenças, e as pessoas continuam sendo acompanhadas para evitar doenças futuras e manter a qualidade de vida.

Conheça nossas soluções e comece a cuidar da sua saúde já!